Geralmente a escolha é feita a partir do nome de fantasia da empresa para a qual o site será construído, ou o mais parecido possível. E só será possível solicitar este nome caso outra pessoa ou empresa não tenha o registrado anteriormente.
Sim. Basta ter um procurador estabelecido no Brasil que atenda as exigências do Comitê Gestor da Internet Brasileira.
Você encontra disponível na Internet algumas opções de hospedagem de sites gratuitas, mas nem todas são totalmente confiáveis. Como não cobram nada pelo serviço estas empresas nem sempre oferecem um serviço de qualidade. Os custos para se manter um servidor na Internet funcionando não são baratos, por isso a hospedagem deve ser feita por empresas idôneas e com pessoal qualificado para manter a segurança do seu website.
A partir do momento em que se registra o domínio o proprietário do mesmo passa a ter a obrigação de pagar pela taxa anual de manutenção. Em falta de pagamento o serviço é cortado e passa a ser chamado de domínio congelado. Para reativá-lo é necessário fazer o pagamento da taxa.
Hospedagem é o local onde o site é alojado, ou seja, onde ficam todos os dados e informações necessárias para o seu funcionamento. Grosso modo, os sites se comportam como “hóspedes” dos computadores servidores das empresas que oferecem o serviço de hospedagem.
Registrar o domínio é inscrever junto ao Comitê Gestor da Internet Brasileira o endereço que será utilizado pelo seu site na Internet.
Exemplo: www.minhaempresa.com.br.
Além do site o domínio te permite também um e-mail associado ao seu registro.
Exemplo: vendas@minhaempresa.com.br
Para ver seu site funcionando na Internet você precisa registrar um domínio e depois contratar um serviço de hospedagem de sites.
Uma entidade legalmente constituída no Brasil como pessoa jurídica, ou seja, uma empresa que seja inscrita no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Pessoa física também pode registrar um domínio em seu nome, desde que esteja com o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) sem restrições junto à Receita Federal e Órgãos de Proteção ao Crédito.
No Brasil todos os registros de domínio são feitos pelo site www.registro.br. Para domínio internacionais existem vários sites que realizam o registro.
Em caso de falta de pagamento da taxa anual ao registro.br o domínio será congelado. A partir daí a qualquer momento o registro pode ser expirado e perdido.
Você será o dono de seu domínio, para garantir isso só precisa registrá-lo em seu nome. E este procedimento independe de qual empresa você irá hospedar o seu site.
Sim. O pagamento para o registro de domínio é feito anualmente e para o serviço de hospedagem há um custo mensal que varia de acordo com o tipo de serviço que desejar contratar.