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Para que guardar conhecimento se podemos compartilhá-lo? Os blogs são ideais para isso. Com esse espaço pretendemos compartilhar além do conhecimento, nossas conquistas, nossas ações, nossos momentos de descontração, entre tantas outras coisas. Docksan se apaixonou por essa terra hospitaleira não foi atoa, ele gosta de escrever nessa bela língua portuguesa e acha o máximo a interação através dos comentários.
Conteúdo estratégico direcionado para gerar engajamento
11.07.2016 Marketing de ConteúdoUm desafio das ações de marketing digital é conseguir engajamento do público de tal forma que a empresa ou produto sejam comentados por um grande universo de internautas. Entre as técnicas mais utilizadas estão o Buzz Marketing e o Marketing Viral que, embora tenham formas diferentes de apresentação e conceito, buscam um objetivo comum.
Nas duas modalidades de marketing, o conteúdo é pensado para trazer um maior número de compartilhamentos, comentários ou mesmo repercussão fora do ambiente digital. Buzz é um termo da língua inglesa que significa algo capaz de gerar estímulo e neste sentido esta técnica prioriza despertar a atenção do público.
O Buzz Marketing funciona como um mecanismo capaz de chamar a atenção do leitor de tal forma que este venha a comentar aquele conteúdo com outro usuário conectado em uma mesma rede social. Assim, pode-se inferir que nem sempre o conteúdo desta técnica é apresentado com um teor publicitário direto. Ele pode estar em uma mensagem que seja se transforme em um assunto muito comentado, seja com um viés provocador ou mesmo polêmico.
No caso do Marketing Viral, o conteúdo é preparado para obter o máximo de compartilhamentos. Além de ser facilmente “viralizável”, o teor deverá despertar o interesse de visualização e também de que o público deseje passar para várias outras pessoas conectadas a ele. Desta forma, a mensagem necessita ser apresentada de forma a gerar uma atração imediata.
Na plataforma Viral os usuários são os divulgadores espontâneos da mensagem. Então não seria equivocado afirmar que a principal diferença desta técnica com o Buzz Marketing está vinculada à agilidade de se efetuar o compartilhamento. Na primeira a identificação é instantânea, já na segunda é necessário que o conteúdo seja interiorizado pelo público, que comunique com seus gostos e afinidades para em seguida despertar o interesse em passar para frente a mensagem.
Além da técnica que será utilizada em campanhas de engajamento, é fundamental ter a sensibilidade necessária para falar a mesma língua do público que se deseja atingir. Avaliar quais são os seus interesses, suas afinidades e quase são os seus objetos de desejo para utilizar o conteúdo direcionado que mais facilmente seja assimilado e compartilhado. Não existe fórmula pronta. Existe um universo a se explorar e a criatividade será sempre um diferencial para somar.